Preservando o motor de sua moto

31/01/2011 22:51

Os motores de motos funcionam do mesmo modo que os motores de carros.
Consistem em pistões, um bloco de cilindros e um cabeçote, que contém o trem de válvulas. Os pistões se movem para cima e para baixo no bloco de cilindros, acionados por explosões de uma mistura de ar-combustível que foi inflamada por uma centelha.
As válvulas abrem e fecham para permitirem que a mistura ar-combustível entre na câmara de combustão. Conforme os pistões se movem para cima e para baixo, eles fazem o virabrequim girar, o qual transforma a energia aplicada sobre os pistões em movimento rotativo.
A força rotativa do virabrequim é transmitida, por meio da transmissão, para a roda traseira da moto.
As motos podem ser separadas pelo numero de cilindros, normalmente de 1 a 6, e pela disposição dos mesmos, em linha, em V, em L, Opostos, Horizontais, etc.
Também podemos separar as motos pela cilindrada (volume total deslocado pelos cilindros do motor a cada ciclo), porém o numero de cilindros e a cilindrada não tem ligação direta com o estilo de moto.
Alguns puristas dirão que uma moto para ser Custom tem que ter 2 cilindros e motor em V a 60º, mas as fábricas tem hoje boas motos Custom a venda com várias disposições de cilindros.
O numero de cilindros afeta mais a questão das vibrações da moto, uma moto de 6 ou 4 cilindros é extremamente equilibrada, apresentando pouquíssimas vibrações oriundas do motor, porém são de forma construtiva mais elaborada e cara.
Nas motos modernas de 1 ou 2 cilindros foram introduzidos eixos balanceadores que giram em sentido contrário ao virabrequim, visando minimizar as vibrações, por isso podemos dizer que as motos atuais apresentam baixíssimo nível de vibração independente do número de cilindros.